quarta-feira, 4 de setembro de 2013

GRANDES PERSONALIDADES DA HISTÓRIA: FARAÓ DJOSER

Djozer, Zhoser ou Geser foi o segundo (ou o primeiro) faraó da Terceira Dinastia do Império Antigo. Também conhecido como Neterket, ele reinou durante quase duas décadas. Foi responsável pela construção do primeiro edificio monumental em pedra do mundo, a pirâmide de degraus de Sakkara (cidade dos mortos, na margem esquerda do Nilo), idealizada pelo seu arquiteto Imhotep. Até então, os governantes eram sepultados em Abidos, nas mastabas — uma construção retangular de apenas um piso. Pela construção da pirâmide de degraus de Saqqara, sugere-se que durante seu reinado, o Egito era politicamente estável e com uma economia bem sucedida.

A sede do poder mudou-se, com este faraó, para Mênfis.

Sua mãe foi esposa de Khasekhemui, e provavelmente era filha de um nobre governante das "Muralhas Brancas"; era costume os monarcas casarem-se com as filhas dos governadores e casar as filhas dos monarcas com os filhos dos governadores.

Djoser continuou desenvolvendo as minas de cobre do Sinai, e fez guerras na fronteira sul, estendendo seus domínios até a primeira catarata.

Houve significativo debate sobre a datação dos reinos da Velha Dinastia, mas um extensivo trabalho usando análise por carbono-14 indica que o reino de Djoser começou entre 2691 e 2625 AEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário