quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CIDADES HISTÓRICAS: ROMA

Roma é uma cidade histórica. Conhecida como Cidade Eterna, ela tem construções que refletem o passado do povo romano. Foi um período em que o Império Romano tinha sob seu controle boa parte do Mediterrâneo. O imperador Caio Júlio César Otaviano Augusto, iniciou alguns projetos de construção da cidade. Ela contava com mais de 500 mil habitantes, chegando a aproximadamente 3,5 milhões - esse índice oscilava.

O Fórum de Augusto é um dos monumentos que até hoje se encontra na capital da Itália. Porém, agora, está em ruínas e a lembrança que ele traz é da vitória dos romanos sobre os fenícios na província de Cartago e os gregos na cidade de Corinto. Além disso, o monumento é dedicado ao deus da guerra, Marte, o mesmo Ares, dos gregos.

Os romanos procuravam se estruturar. O Teatro de Pompeu construído por Gneu Pompeu Magno, general, que hoje se encontra em ruínas, foi construído em 55 a. C. De acordo com estudiosos, esse monumento foi edificado apenas para a popularidade de um novo império que se reestruturava. Simultaneamente, houve a conclusão do jardim central e o local de encontro dos senadores.

A construção do Coliseu aconteceu entre os anos 70 e 90 d.C.. Anfiteatro Flaviano é outra denominação desse monumento. Vespasiano deu o pontapé inicial para erigir o anfitrião dos grandes espetáculos, entretanto, Tito, cerca de 10 anos depois o inaugurou. O Coliseu recebia combates de gladiadores e caça de animais selvagens: leões, leopardos, panteras. Um símbolo da história de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário